Elas são o cartão de visitas de uma residência, traduzem o estilo do imóvel e do morador e ainda protegem das variações climáticas e dos ruídos. Com tantas funcionalidades, é importante escolher com cautela o modelo e o material da porta de casa. Conheça abaixo os principais tipos e qual o mais adequado para onde você vive:
Portas Pivotantes
Porta Pivotante Maciça Envernizada.
Preferida entre os arquitetos para a criação de projetos contemporâneos e requintados, as portas pivotantes funcionam de maneira semelhante às de abrir, com a diferença de que dois pivôs, ao invés das dobradiças, são os responsáveis pela abertura. Fáceis de instalar, permitem a instalação de portas maiores e mais pesadas e por isso são ótimos para valorizar a arquitetura do imóvel.
A porta de abrir, bastante tradicional, é a mais usada. Contando com batente e dobradiças, esse tipo de porta possui excelente vedação, que proporciona melhor isolamento térmico e acústico à residência. Por outro lado, não se recomenda instalá-la em ambientes pequenos, pois ela precisa de espaço para sua abertura.
As portas de correr são aquelas que correm horizontalmente através de trilhos e roldanas de sustentação, que podem ser embutidos ou expostos. As portas de correr são normalmente utilizadas para ganhar espaço em ambientes compactos, devido a sua abertura paralela a parede. Mas, também podem funcionar como elemento de decoração.
As portas camarão, também conhecidas como portas articuladas, são aquelas que permitem sua abertura dobrando uma folha sobre a outra. As folhas da porta correm através de um trilho embutido na parte superior do caixilho e ficam recolhidas na sua lateral.